Ortopedia Pediátrica
É a subespecialidade da ortopedia que lida com a prevenção e com o tratamento de distúrbios nos ossos, músculos e articulações em crianças.
A Ortopedia Pediátrica está presente em todas as fases do crescimento, acompanha-se o desenvolvimento da marcha, a formação dos pés, joelhos, tornozelos e quadris e a postural da coluna com o avanço da idade, já que muitos problemas ortopédicos dos adultos surgem na infância.
Crianças e adolescentes em geral apresentam menos doenças do que os adultos, além de algumas delas, como pressão alta ou reumatismo, serem raras nesta faixa etária. Por outro lado, as doenças ortopédicas correspondem à grande parte dos problemas de saúde em crianças e adolescentes, podendo envolver ou não traumas, isto é, acidentes de maior ou menor intensidade.
Por isso, as queixas devem ser objeto de estudo, reconhecidas, diagnosticadas e tratadas adequadamente, pois elas podem gerar repercussão e sequelas para toda a vida. Porém, quando tratadas desde os primeiros sintomas essas doenças apresentam grande potencial de sucesso funcional.