A busca dos pais pela atividade física ideal para seus filhos nem sempre é uma simples tarefa. Para conseguir encaixar algo que a criança goste, com o que faça bem para a saúde dela é necessário achar um equilíbrio. Nesse cenário, considerar o gosto da criança é o principal ponto, como destaca o ortopedista Bruno Massa. “É preciso lembrar que a criança não é um adulto pequeno. Por isso é importante que ela esteja motivada a desempenhar a atividade proposta”.
Para tal, o aconselhável é que a atividade desenvolvida seja lúdica, a fim de proporcionar à criança momentos de diversão e memórias afetivas daquela atividade. Dentre as existentes é possível destacar algumas com maior relevância para o período da infância:
Claro que tirar a criança do sedentarismo e visar o lado da saúde é importante. Mas é preciso lembrar que, por estar com o desenvolvimento corporal ainda em curso, o corpo infantil possui algumas restrições que devem ser respeitadas. Dessa forma, lesões futuras podem ser evitadas e a criança pode praticar atividades sem perder o momento de diversão, conforme lembrado pelo Dr. Bruno Massa. “O ideal é que elas já tenham ossos e músculos mais maduros que permitam esse tipo de atividade mais intensa. Para isso é recomendável esperar a pré-adolescência ou mesmo a adolescência. Outro fator que deve ser considerado é o desenvolvimento psicológico da criança, já que antes dessa fase (pré e adolescência) ela deve ser estimulada às atividades mais lúdicas”.
Link da matéria completa: http://www.semprematerna.com.br/atividade-fisica-traz-beneficios-para-as-criancas/
Neste Papo de Mãe vamos falar sobre fraturas na infância e adolescência. Nossos convidados são…
Neste Papo de Mãe vamos falar sobre os primeiros passos dos bebês. Tem coisa mais…
Veja quais são os cuidados para tratar a lesão (mais…)
Todos os anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em média, 125 mil…
Com a chegada do recesso escolar, muitos pais não podem acompanhar as crianças por conta…
Atenção redobrada com as crianças Nas férias, as brincadeiras ganham ainda mais espaço e até…